Entre os dias 23 a 26 de março, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte (Exército), pelo 4º Distrito Naval (Marinha) e pela Ala 9 (Força Aérea), apoiou a logística de fiscalizações em madeireiras no município de Tucuruí.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As ações ocorreram em dez serrarias e resultaram na aplicação de quase R$ 2 milhões em multas e na apreensão de um total de 2.762,17 m3 de madeira, sendo 2.217,67 m3 de toras, 256 m3 de madeira serrada e 288,5 m3 de resíduo florestal. Os locais estavam sendo investigados pelo armazenamento e beneficiamento de madeira extraída de forma ilegal. As apreensões ocorreram no contexto da Operação Verde Brasil 2, que tem o objetivo de combater crimes e delitos ambientais na Amazônia Legal.

A missão ocorreu em coordenação com a Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado do Pará, o IBAMA e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tucuruí, com auxílio do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esq Cv Sl) e do 2º Batalhão de Aviação do Exército. Militares do 23º Esq Cv Sl auxiliaram na logística e segurança das ações de apreensão e transporte de madeira em situação irregular. Nessa operação, foram empregados quarenta militares, duas motocicletas e sete viaturas táticas leves.

Fonte: 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).