Durante a Operação Samaúma, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, apoiou órgãos designados em ações de combate a crimes ambientais. Por intermédio do 51° Batalhão de Infantaria de Selva e reforçado por tropas do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, o Comando Conjunto atuou em operações de inspeção de madeireiras, de reconhecimento de garimpos ilegais, pontos de desmatamento e invasões de áreas de preservação. As ações ocorreram entre os dias 8 e 25 de agosto, em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Durante as operações, foram apreendidos diversos materiais, como três caminhões, seis retroescavadeiras, madeira serrada ilegalmente, motobombas e motosserras. Além disso, foi apreendido o montante de 2.215 metros cúbicos de madeira serrada e 296 toras de madeira não tratada de diversas espécies. Por fim, foram aplicadas multas devido aos danos ambientais causados pelos infratores, totalizando mais de 4 milhões de reais.
Além de realizar as operações contra os infratores ambientais, o Comando Conjunto Norte estendeu sua mão amiga em ações cívico-sociais, apoiando a sociedade de Moraes Almeida na vacinação contra a covid-19, buscando minimizar os óbices causados por essa doença. Todas as operações aconteceram no contexto de operações de cooperação e coordenação com agências, em obediência ao Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho de 2021.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395