Comando Conjunto Norte apoia ações de combate a crimes ambientais no Pará

Durante a Operação Samaúma, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, apoiou órgãos designados em ações de combate a crimes ambientais. Por intermédio do 51° Batalhão de Infantaria de Selva e reforçado por tropas do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, o Comando Conjunto atuou em operações de inspeção de madeireiras, de reconhecimento de garimpos ilegais, pontos de desmatamento e invasões de áreas de preservação. As ações ocorreram entre os dias 8 e 25 de agosto, em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Durante as operações, foram apreendidos diversos materiais, como três caminhões, seis retroescavadeiras, madeira serrada ilegalmente, motobombas e motosserras. Além disso, foi apreendido o montante de 2.215 metros cúbicos de madeira serrada e 296 toras de madeira não tratada de diversas espécies. Por fim, foram aplicadas multas devido aos danos ambientais causados pelos infratores, totalizando mais de 4 milhões de reais.

Além de realizar as operações contra os infratores ambientais, o Comando Conjunto Norte estendeu sua mão amiga em ações cívico-sociais, apoiando a sociedade de Moraes Almeida na vacinação contra a covid-19, buscando minimizar os óbices causados por essa doença. Todas as operações aconteceram no contexto de operações de cooperação e coordenação com agências, em obediência ao Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho de 2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui