Comandante em Chefe da Esquadra e Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra acompanham movimento de tropas em desembarque anfíbio

As Operações “ADEREX-Anfíbia/Superfície 2021”, realizadas entre os dias 20 e 28 de maio, contribuíram para fortalecer a integração, a cooperação e a sinergia entre o Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh) e o Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE). Organizada pelo Comando da 1ª Divisão da Esquadra, a “ADEREX-Anfíbia/Superfície” desenvolveu exercícios anfíbios e ações de superfície que possibilitaram a atuação coordenada entre meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais, elevando a capacidade operativa das Forças envolvidas.

Durante a comissão, o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, teve a oportunidade de observar, diretamente da Praia de Itaoca (ES), o desembarque anfíbio realizado por mais de 300 militares da Força de Fuzileiros da Esquadra e elementos de Operações Especiais dos Comandos Anfíbios e de Mergulhadores de Combate.

blank
ComemCh e ComFFE observam as manobras
no mar, a partir do NAM “Atlântico”

Da mesma forma, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, embarcado em navios da Esquadra, vivenciou a rotina das tripulações e acompanhou adestramentos específicos de caráter naval. Essa troca de experiências entre os Comandantes de Força contribui para o contínuo aprimoramento do conjugado anfíbio, elemento essencial à capacidade expedicionária da Marinha.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui