Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Mello, tira dúvidas de Aspirantes durante “Aspirantex/2021”

Por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (28), o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, embarcou no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” para acompanhar exercícios operativos desempenhados pelo Grupo-Tarefa responsável pelas atividades da “Aspirantex/2021” e para proferir palestra aos futuros Oficiais participantes da Comissão. Na ocasião, o Vice-Almirante Mello foi recepcionado pelo Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Wieland, e pelo Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Mozart.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante em Chefe da Esquadra tirou dúvidas, orientou e aconselhou os Aspirantes sobre a carreira do Oficial da Marinha do Brasil. Utilizando-se de exemplos e experiências vividas, ele reforçou que, seja qual for a opção de Corpo e Habilitação escolhida pelos futuros Oficiais, com estudo, dedicação e perseverança é possível ter sucesso em todas as áreas. “A decisão que os senhores tomarão hoje é muito importante, mas lembrem-se de que a maior decisão de suas carreiras já ocorreu: que foi escolher ingressar na Marinha. Agora, os senhores vão refinar essa escolha, dentro das inúmeras opções que a Força oferece. Vocês estão em igualdade de condições para escolher o que vão fazer ao longo dessa carreira maravilhosa”, declarou o Comandante em Chefe da Esquadra.

A palestra do Comandante em Chefe da Esquadra foi realizada no dia mais importante da “Aspirantex/2021”. Após ouvirem as palavras do Vice-Almirante Mello, os 152 Aspirantes do 2º ano da Escola Naval, a bordo do NAM “Atlântico”, fizeram a opção de Corpo e Habilitação que definirá suas carreiras como Oficiais da Marinha do Brasil.

Nesta turma do 2º ano, há sete Aspirantes do sexo feminino com a oportunidade inédita de optar pelos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, além do Corpo de Intendentes. “É um marco na história da Marinha do Brasil! As senhoras serão pioneiras”, afirmou o Vice-Almirante Mello.

O resultado dessa escolha, a ser oportunamente divulgado nos próximos dias, será definido de acordo com a antiguidade de cada Aspirante na turma e o número de vagas disponíveis.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).