Comandante do NPaOc Amazonas durante a apresentação de palestra em Luanda

Em 10 de março, o Comandante do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” proferiu uma palestra acerca do tema “A cooperação no enfrentamento à insegurança marítima no Golfo da Guiné”, durante evento institucional organizado pela Embaixada do Brasil em Angola e realizado na cidade de Luanda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a apresentação, o Comandante do navio destacou a importância da cooperação e a consolidação da segurança marítima no Atlântico Sul, bem como ressaltou a participação da Marinha do Brasil (MB) no exercício multinacional Obangame Express 2022. A interlocução também abordou a valorização de instrumentos políticos como a ZOPACAS, principal fórum de vocação marítima para discussão de temas relativos à segurança regional.

O evento contou com a presença de cerca de 50 convidados, entre autoridades civis e militares, dentre as quais se destacaram o Embaixador do Brasil em Angola, o Secretário de Estado de Defesa de Angola e um representante da Secretaria das Relações Exteriores de Angola.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).