Na tarde dessa segunda-feira, 10 de janeiro, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou visita institucional ao Ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto dos Santos França. A iniciativa, mais do que uma cortesia, representou um gesto de aproximação entre o Exército e o Ministério das Relações Exteriores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante do Exército expressou sua satisfação pela realização da visita. Na sequência, o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, realizou uma breve exposição do panorama da participação das Forças Armadas em operações de paz e humanitárias sob a égide dos organismos internacionais. Em seguida, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, enfatizou a importância do trabalho conjunto interinstitucional. Por fim, o Ministro das Relações Exteriores e sua equipe corroboraram a relevância dos assuntos e o imperativo da coordenação de esforços.

Os objetivos visualizados para a reunião foram a retomada do componente militar como fator da projeção do País no concerto internacional, o delineamento de estratégias comuns e o conhecimento mútuo entre as principais lideranças do Exército Brasileiro e do Itamaraty afetas ao tema das operações internacionais. Todos os objetivos permitiram vislumbrar um trabalho conjunto entre as duas instituições em 2022, ano em que o Brasil assumiu cadeira de membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Compuseram a comitiva do Exército, além das autoridades já mencionadas, o Subcomandante de Operações Terrestres, General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; o 5º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior; o Chefe de Aviação e Missões de Paz e IGPM/COTER, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia; e coronéis assessores.

Por parte do Itamaraty, além do Ministro de Relações Exteriores, participaram a Diretora do Departamento de Nações Unidas, Gilda Motta Santos Neves; o Subchefe da Assessoria Especial de Gestão Estratégica, Luiz Eduardo Fonseca de Carvalho Gonçalves; o Diretor do Departamento de Defesa, Marcelo Paz Saraiva Câmara; e o Secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

Fonte: Comando de Operações Terrestres

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).