No dia 11 de fevereiro, o General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército, ministrou a Aula Inaugural do ano letivo de 2020 para os oficiais-alunos do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM/1º e 2º ano), Curso de Direção para Engenheiros Militares (CDEM), Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas (CCEM/ONA), e para o Corpo Docente deste Estabelecimento de Ensino, com o tema: “A Política e o Planejamento do Exército Brasileiro”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prestigiaram o evento o General de Exército Tomás, Chefe do DECEx, General de Exército Gleuber, antigo Ministro do Exército, General de Exército Enzo, antigo Comandante do Exército, General de Exército Lessa, General de Exército Licínio, General de Exército Tibau, integrantes do Alto Comando do Exército de ontem, de hoje e de sempre, acompanhados do General de Brigada Vergara, Comandante da ECEME, e acompanhado de demais Oficiais-Generais da ativa e da reserva da guarnição do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o Comandante do Exército destacou as premissas constantes em suas Diretrizes de Comando, como o fortalecimento da imagem e a manutenção da credibilidade da Força, além da capacitação técnica dos recursos humanos, alinhados com as novas tecnologias sem deixar esquecidos os valores e tradições que possibilitaram a construção de um Exército vitorioso e respeitado.

No ano de 2020, a Escola Marechal Castello Branco – Escola de mais alto nível do Exército Brasileiro – continuará cumprindo a sua nobre missão de forjar os futuros líderes estratégicos da Nação. Para isso, seu corpo docente, constituído por profissionais dedicados e motivados à construção do conhecimento baseado na metodologia do ensino por competências, trabalhará, diuturnamente, no aperfeiçoamento técnico-profissional de 349 oficias-alunos dos cursos presenciais.

Fonte: ECEME

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).