O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, assinou o Termo de Adesão ao Programa Mecenas da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). A adesão ocorreu após exposição do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira. A assinatura enfatiza a importância do programa para a formação de uma “cultura de mecenato” entre os integrantes da família militar, para a valorização, a preservação e a divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Programa Mecenas é coordenado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) por intermédio da DPHCEx e se destina a captar contribuições financeiras para a realização de projetos culturais de interesse do Exército, valendo-se das vantagens da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

O programa está voltado, principalmente, para militares da ativa e da reserva, dependentes e pensionistas, mas também se encontra disponível para o público civil e para empresas. Com a participação, qualquer cidadão pode direcionar até 6% do imposto de renda devido para um projeto cultural em fase de captação. Esse valor será deduzido do imposto a pagar ou acrescido ao restituído, no ano seguinte, com base na LIC. O valor é 100% deduzido, pelo modelo completo de declaração.

O Programa Mecenas concede a todos os integrantes a carteira de mecenas. Em um futuro próximo, vai ser lançada a Rede de Benefícios Mecenas, que irá conceder vantagens aos mecenas em locais como hotéis, museus, espaços culturais e restaurantes. Para aderir ao Programa Mecenas, basta acessar o link: mecenas.decex.eb.mil.br e responder a um dos questionários on- line.

Fonte: DPHCEx
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).