Comandante de Operações Navais durante aposição floral no Panteão de Tamandaré

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) recebeu, entre os dias 3 a 7 de junho, em suas Organizações Militares (OM) subordinadas, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a visita do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, acompanhado do Subchefe de Organização do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante José Gentile.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Com5ºDN, em Rio Grande (RS), o Almirante de Esquadra Alipio Jorge e comitiva participaram de uma aposição floral no Panteão de Tamandaré, em homenagem ao Patrono da Marinha, onde repousam seus restos mortais; e inauguraram os Refeitórios de Praças e de Oficiais na Policlínica Naval de Rio Grande.

No dia 4 de junho, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) recebeu a Medalha Mérito Tamandaré, em cerimônia restrita devido às medidas impostas para o enfrentamento ao novo coronavírus. Também foi realizada a inauguração da Pista de Liderança do GptFNRG, que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de atributos necessários ao exercício da liderança pelos Oficiais e Praças, assim como de membros de instituições civis.

ferbtvwtyhw56eygf5yt
Imposição da Medalha Mérito Tamandaré ao GptFNRG

Durante a visita à Estação Naval do Rio Grande, foram inaugurados dois espaços de alimentação nas dependências da Área Recreativa, Esportiva e Social – Casa do Marinheiro do Rio Grande, bem como uma Pista de Skate, construídos com o objetivo de implementar novos locais de confraternização e entretenimento à Família Naval. Ainda foram percorridos os conjuntos de Próprios Nacionais Residenciais de Praças e de Oficiais.

Além das OM mencionadas, o Comandante de Operações Navais visitou, ao longo desse período, as obras da Patromoria da Capitania Fluvial de Porto Alegre, o Navio Hidroceanográfico Balizador Comandante Varella e o Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre (RS); em Rio Grande (RS), a Capitania dos Portos do Rio Grande Sul, o Serviço de Sinalização Náutica do Sul, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul, a Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande, o Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, o Navio Rebocador de Alto-Mar “Tritão”, a Corveta Museu Imperial Marinheiro e o Museu Naval; e, em Florianópolis (SC), a Capitania dos Portos de Santa Catarina, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, a Casa do Marinheiro de Florianópolis e o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).