O Comandante de Operações Navais abordou a reestruturação do Setor Operativo

O Comandante de Operações Navais (ComOpNav), Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, proferiu, em 16 de julho, a palestra “Comando de Operações Navais: Desafios e Perspectivas” para os alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval (EGN). A palestra, realizada no Auditório Tamandaré, deu continuidade às atividades presencias do curso, seguindo todos os protocolos previstos pelas autoridades sanitárias, devido à pandemia do novo coronavírus.

Em sua apresentação, o Almirante de Esquadra Alipio Jorge discorreu sobre as atividades em andamento no Setor Operativo, destacando aquelas realizadas em prol da segurança da navegação e da proteção marítima, além de ressaltar a importância das atividades subsidiárias realizadas em fronteiras marítimas e terrestres brasileiras, em conjunto com as outras Forças Singulares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).