Google News

O Comandante da Marinha (CM), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, cumpriu agenda operativa e administrativa nas Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), nos estados do Pará e do Piauí, entre os dias 17 e 19 de agosto.

Em sua primeira atividade, no município de Itaituba (PA), o Almirante Garnier sobrevoou as Estações de Transbordo de Carga de Miritituba, no Rio Tapajós, local que se destaca pelo grande desenvolvimento econômico e portuário observado nos últimos anos. Em seguida, dirigiu-se a Santarém (PA), onde conheceu as instalações da Capitania Fluvial de Santarém. Esta foi a primeira vez que um Comandante da Marinha visitou a cidade.

Na sequência da comissão, em Belém, o CM percorreu as instalações das OM, navios e vilas navais situadas na cidade-sede do 4ºDN e participou de encontro com diretores da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) local. Em entrevista coletiva à imprensa, o Almirante Garnier divulgou a programação da Semana de Prevenção ao Escalpelamento, acidente que ainda assombra comunidades ribeirinhas na Amazônia e sensibiliza o alto Comando da Marinha, que, em 2021, ocorre entre os dias 20 e 29 de agosto em Belém, Breves e Curralinho, no Pará.

Em seu último dia de visita à área de jurisdição do Com4ºDN, o Comandante da Marinha viajou até a cidade de Parnaíba, sede da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), onde conheceu as instalações da OM e os Próprios Nacionais Residenciais e se encontrou com integrantes da Soamar.

Em todas as OM que visitou, o Almirante Garnier fez questão de se dirigir às tripulações e proferir palavras de incentivo. “Hoje, estou em meu quarto de serviço como Comandante da Marinha e cada um de vocês está no seu próprio quarto de serviço, cada um tem uma função importante, seja ela qual for. A Marinha reconhece os bons. Use sua habilidade e incentive o seu subordinado. É isso que faz a gente ir adiante. A Marinha funciona em grupo, porque estamos todos no mesmo barco. Vibre com a sua Marinha!”, disse o CM, em palestra aos militares do 4ºDN.