Comandante da Marinha e Comandante do 4º Distrito Naval sobrevoam a região do Porto de Miritituba (PA)

O Comandante da Marinha (CM), Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, cumpriu agenda operativa e administrativa nas Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), nos estados do Pará e do Piauí, entre os dias 17 e 19 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em sua primeira atividade, no município de Itaituba (PA), o Almirante Garnier sobrevoou as Estações de Transbordo de Carga de Miritituba, no Rio Tapajós, local que se destaca pelo grande desenvolvimento econômico e portuário observado nos últimos anos. Em seguida, dirigiu-se a Santarém (PA), onde conheceu as instalações da Capitania Fluvial de Santarém. Esta foi a primeira vez que um Comandante da Marinha visitou a cidade.

Na sequência da comissão, em Belém, o CM percorreu as instalações das OM, navios e vilas navais situadas na cidade-sede do 4ºDN e participou de encontro com diretores da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) local. Em entrevista coletiva à imprensa, o Almirante Garnier divulgou a programação da Semana de Prevenção ao Escalpelamento, acidente que ainda assombra comunidades ribeirinhas na Amazônia e sensibiliza o alto Comando da Marinha, que, em 2021, ocorre entre os dias 20 e 29 de agosto em Belém, Breves e Curralinho, no Pará.

Em seu último dia de visita à área de jurisdição do Com4ºDN, o Comandante da Marinha viajou até a cidade de Parnaíba, sede da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), onde conheceu as instalações da OM e os Próprios Nacionais Residenciais e se encontrou com integrantes da Soamar.

Em todas as OM que visitou, o Almirante Garnier fez questão de se dirigir às tripulações e proferir palavras de incentivo. “Hoje, estou em meu quarto de serviço como Comandante da Marinha e cada um de vocês está no seu próprio quarto de serviço, cada um tem uma função importante, seja ela qual for. A Marinha reconhece os bons. Use sua habilidade e incentive o seu subordinado. É isso que faz a gente ir adiante. A Marinha funciona em grupo, porque estamos todos no mesmo barco. Vibre com a sua Marinha!”, disse o CM, em palestra aos militares do 4ºDN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).