Comandante da Marinha (ao centro) e representantes do setor de CT&I

O Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), recebeu em 11 de janeiro a visita do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva assistiu a uma apresentação sobre processos e projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Marinha gerenciados pelo CTMRJ e sobre as áreas de atuação e perspectivas futuras do IEAPM. A visita contemplou os Departamentos de Oceanografia, de Biotecnologia Marinha e de Acústica Submarina, respectivos laboratórios e os Programas de Pós-Graduação.

Na oportunidade, o Almirante Ilques também acompanhou as obras do Museu Oceanográfico da Marinha, cujo término está previsto para o primeiro semestre de 2021. O espaço revitalizado contará com módulos expositivos sobre arqueologia de naufrágios, oceanografia, biodiversidade e Projeto Cabo Frio, além de área para exposições itinerantes, com o objetivo de projetar o museu a uma dimensão mais abrangente junto às comunidades científica, cultural e acadêmica.

sdfwervqerfgdfg
Almirante Ilques, acompanhado pelo Almirante Olsen e Diretora do IEAPM, verifica as informações da planta baixa do futuro Museu Oceanográfico da Marinha

Em coordenação com a academia, instituições e órgãos afins do estado, o IEAPM é uma ICT de referência que contribui para a ampliação das áreas estratégicas de conhecimento ligadas às ciências do mar, em benefício da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do País.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).