A diretoria da ABIMDE foi recebida, na última quinta-feira (04), pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, em uma reunião sobre a implementação do Sistema 5G. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a participação do presidente da entidade, Dr. Roberto Gallo, do presidente executivo, Almirante Rodrigo Honkis, e do assessor General Sergio Melo Carvalho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o encontro, realizado presencialmente e com a participação virtual de assessores em Brasília, o Almirante Ilques abordou também os resultados obtidos com o Grupo de Trabalho, feito pela Marinha em parceria com a ABIMDE para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Após a conclusão do Plano de Ação, seu desenvolvimento se dará em dois níveis, um estratégico e outro executivo, que serão devidamente acompanhados por um comitê.

“O êxito do Grupo de Trabalho com a Marinha do Brasil sinaliza para ações semelhantes com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, que serão desencadeadas pela ABIMDE”, explica Gallo.

Na reunião, o Comandante da Marinha também sugeriu ações junto ao Poder Legislativo para aprovar leis que fortaleçam a BIDS e sua relação com as Forças Armadas.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).