O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, realizou, em 10 de setembro, a entrega do Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministério da Defesa, Fernando Azevedo, por ocasião da Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Nessa data, o PEM 2040 foi formalmente divulgado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar o planejamento de médio e longo prazo da Marinha do Brasil (MB), detalhando Objetivos Navais e suas decorrentes Ações Estratégicas Navais, norteados pela “Visão de Futuro da MB”, e que contribuirão para o cumprimento da missão da Força.

O plano foi elaborado após período de amplas discussões e trabalhos, com a participação de militares e civis, formadores de opinião e representantes das comunidades científica e acadêmica, considerando, dentre outros parâmetros, as capacidades que a MB deve adquirir e manter, a necessidade de constantemente ampliar a interação do planejamento estratégico ao Plano Plurianual, além de fortalecer, ainda mais, a aproximação com a sociedade e órgãos governamentais.

whatsapp image 2020 09 16 at 11.38.23
Comandante da Marinha apresenta o PEM 2040 ao
Presidente da República, Jair Bolsonaro

O PEM 2040 é, também, excelente instrumento para consolidar uma gestão eficaz de ameaças e oportunidades para a MB; está condicionado pelos documentos de alto nível da Defesa, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, além da plena consonância com a Constituição Federal e as atribuições legais da MB.

Acesse o Plano Estratégico da Marinha por meio do link: PEM – 2040

pem2040 0
O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar
o planejamento de médio e longo prazo da Marinha

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).