O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ministrou uma palestra na Escola Superior de Defesa (ESD) no dia 22 de novembro. A apresentação focou nas atribuições da Marinha do Brasil, abrangendo os campos de atuação do Poder Naval, o ambiente operacional do país e os principais Programas Estratégicos.

Recepção e Boas-Vindas do Comandante e Reitor da ESD

e510da07 df0b 47c3 a823 f94cf6dd2255

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, Comandante e Reitor da ESD, recebeu o Almirante Olsen e destacou a importância da escola como foro de debates e disseminação de conhecimento sobre Defesa. Ele ressaltou a honra de receber uma autoridade da Marinha na instituição.

Foco da Palestra: Missão e Atuação da Marinha

8e40a941 cf00 4f1a 8b4f f9a2ae8cb525

Durante a palestra, o Almirante Olsen detalhou as missões da Marinha, baseadas em documentos como a Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar Nr 97 de 1999. Ele explorou os diversos campos de atuação do Poder Naval, como a Defesa Naval, Segurança Marítima, Diplomacia Naval e o Apoio às Ações do Estado.

Análise do Ambiente Operacional Marítimo

O Comandante da Marinha enfatizou o vasto Entorno Estratégico Marítimo do Brasil, incluindo a Área de Salvamento e Resgate (SAR) e as Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). Ele salientou a importância do mar para o Brasil, citando dados sobre a exploração de petróleo e gás, o transporte de comércio exterior e a demografia costeira.

Debate e Interação com Alunos da ESD

Após a apresentação, houve um debate com os alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), proporcionando um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas sobre o papel da Marinha.

Presença de Personalidades e Oficiais-Generais

O evento contou com a presença de membros do corpo permanente da ESD, alunos e ex-alunos do CAED, além de Oficiais-Generais do Ministério da Defesa, incluindo o ex-comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.

Objetivo do Curso de Altos Estudos em Defesa

O CAED busca desenvolver competências em segurança, defesa e desenvolvimento, com enfoque nos interesses da Defesa Nacional. A palestra do Almirante Olsen integra uma série de apresentações planejadas para elevar o nível de excelência dos cursos oferecidos pela ESD.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).