Militares com curso de brigadistas durante adestramento

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) realizou, no dia 23 de julho, adestramento para planejar a ativação do Grupo de Socorro Emergencial (GSE) a ser empregado na prevenção e no combate a incêndios no Pantanal, em apoio aos trabalhos dos militares bombeiros e brigadistas, durante o período crítico de queimadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Integram o GSE militares com curso de brigadistas do 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib) e Lanchas de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Excalibur”, subordinadas ao Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas de Mato Grosso.

dgfernteythbrghdf
Lanchas de Operações Ribeirinhas “Excalibur” integram GSE

O exercício aconteceu na Área de Adestramento do Rabicho e teve como propósito preparar pessoal e meios para alcançar, por via fluvial e terrestre, os locais com registro de focos de incêndios e de difícil acesso na região do Pantanal. A atividade permitiu, ainda, aprimorar técnicas e o uso de equipamentos indispensáveis para a rápida e efetiva atuação no combate ao fogo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).