Renomeação do Panteão de Tamandaré para “Praça Heróis Navais”
O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) renomeou, em 25 de abril, o Panteão de Tamandaré para “Praça Heróis Navais”. O novo nome do espaço justifica-se por abrigar, além dos restos mortais do Patrono da Marinha e de sua esposa, Maria Eufrásia Lisboa, também os do Almirante Joaquim Francisco de Abreu, do Comandante Felinto Perry, e de Pulcena Dias, mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, insignes heróis navais que participaram da Batalha Naval do Riachuelo.
O evento aconteceu durante a Aposição Floral em homenagem ao Almirante Tamandaré e contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que visitou o Com5ºDN, por ocasião da Inspeção Administrativo-Militar. Também participaram do evento o Comandante do 5ºDN, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, o Subchefe de Organização do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Marcelo Reis da Silva, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande Danilo Giroldo, o Diretor do Centro de Convívio Meninos do Mar, Lauro Jesus Perelló Barcellos, e representantes da Prefeitura do Rio Grande.
34wtsedr6t79yo8lkijhy
Descerramento de placa do monumento do Imperial Marinheiro Marcílio Dias
Antes da Aposição Floral, foi realizado o descerramento de uma placa no monumentodo Imperial Marinheiro Marcílio Dias, que desde o início deste ano passou a fazer parte da “Praça Heróis Navais”.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).