No dia 11 de março de 2022, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, recebeu a visita do Sr. Ricardo José Gomes Henriques, profundo admirador e conhecedor da História Naval. Na ocasião, o Sr. Ricardo doou ao Com5ºDN um instrumento utilizado no período da Guerra do Paraguai, chamado “Machadinha de Abordagem”.
A machadinha de abordagem era um equipamento usado pelos marinheiros e tinha dupla função: como ferramenta, pois servia para se desfazer rapidamente de parte dos cabos e mastros de uma embarcação, quando danificados pelo fogo inimigo; e como arma, por ocasião da luta corpo a corpo no convés, com a tripulação oponente.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Trata-se, portanto, de uma relíquia da gloriosa história da nossa Marinha, que ficará em exposição permanente no Panteão do Patrono da Marinha do Brasil e herói da Pátria, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395