No dia 11 de março de 2022, o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luís dos Santos, recebeu a visita do Sr. Ricardo José Gomes Henriques, profundo admirador e conhecedor da História Naval. Na ocasião, o Sr. Ricardo doou ao Com5ºDN um instrumento utilizado no período da Guerra do Paraguai, chamado “Machadinha de Abordagem”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entrega da Machadinha de Abordagem ao Com5oDN

A machadinha de abordagem era um equipamento usado pelos marinheiros e tinha dupla função: como ferramenta, pois servia para se desfazer rapidamente de parte dos cabos e mastros de uma embarcação, quando danificados pelo fogo inimigo; e como arma, por ocasião da luta corpo a corpo no convés, com a tripulação oponente.

Trata-se, portanto, de uma relíquia da gloriosa história da nossa Marinha, que ficará em exposição permanente no Panteão do Patrono da Marinha do Brasil e herói da Pátria, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).