Momento da transmissão de Cargo do Comando do 1º Distrito Naval

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, na última quinta-feira (30), uma cerimônia de transmissão de cargo de Comandante, que ocorreu no Pátio Almirante Tamandaré, na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro (RJ). O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e contou com a presença de Chefes Navais, Ministros do STM, membros do Almirantado, Almirantes, representantes do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da SOAMAR-RJ, dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e do Ministério Público.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

download
Comandante de Operações Navais realiza revista à tropa

A cerimônia teve como objetivo a passagem do Comando do 1º Distrito Naval do Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez para o Vice-Almirante Renato Garcia Arruda. Durante a solenidade, foram realizados atos formais de leitura das Ordens Serviço e Decreto de exoneração e nomeação, e a investidura no Cargo. Além disso, a Guarda de Honra e uma representação de militares do Comando do 1º Distrito Naval e Organizações Militares subordinadas desfilaram em continência ao novo Comandante.

A cerimônia marca uma importante mudança na liderança do Comando do 1º Distrito Naval, e representa um momento significativo para a Marinha do Brasil. O Com1ºDN é responsável por coordenar e controlar as atividades de apoio logístico e operacional das Organizações Militares subordinadas na área do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, bem como de outras atividades relacionadas à defesa naval dessas áreas.

Com isso, a Marinha do Brasil demonstra sua preocupação em manter seus militares e autoridades sempre atualizados e prontos para liderar e enfrentar qualquer situação de defesa nacional. Além disso, a cerimônia mostra a importância do trabalho em equipe e a união das Forças Armadas em prol da segurança do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).