O Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB) e a Escola de Guerra Naval (EGN) realizaram, de 16 a 18 de julho, um conjunto de eventos que abordaram os impactos das novas tecnologias para o Poder Marítimo e o planejamento baseado em capacidades para o Poder Naval. A programação teve início no dia 16 de julho, com o colóquio internacional “Capabilities and capacities: Defense dilemmas in a highly competitive era, impacts in capability – based planning”, conduzido pelo Professor Doutor Ian Andrew Speller, da Maynooth University (Irlanda).
No dia 17, o Diretor da EGN, Contra-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, fez a abertura do Simpósio “Poder Marítimo e as Novas Tecnologias”. Na ocasião, o Professor Speller proferiu a palestra “Sea Power and the new technologies”, quando destacou que é mais importante realizar a estratégia para obter os resultados desejados do que obter ou desenvolver novas das tecnologias, já que, segundo ele, somente as tecnologias não resolverão os problemas dos conflitos do futuro.
Os eventos tiveram como público-alvo oficiais-alunos dos Cursos de Altos Estudos Militares da EGN; alunos de pós-graduação, membros da comunidade acadêmica, docentes das escolas de altos estudos militares e interessados.
Foram realizadas, ainda, mesas-redondas com integrantes do CEPE-MB e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da EGN, voltadas para o Planejamento Estratégico, Segurança Marítima e Consciência Situacional Marítima. Também ocorreu um debate do grupo de pesquisa do CEPE-MB, juntamente com os pesquisadores do Laboratório de Simulações e Cenários (vinculado ao PPGEM), que tratou sobre possíveis cenários para o Poder Marítimo brasileiro em 2040. O debate contou com a participação do Professor Ian Speller.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).