Nos dias 15 e 16 de março, uma equipe do Colégio Militar de Curitiba participou da 9ª edição do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. A competição contou com 273 estudantes, de escolas públicas e particulares, de 27 cidades do estado do Paraná.

Pela primeira vez, cinco alunos do Colégio Militar de Curitiba (CMC) participaram do desafio, que fez com que as 36 equipes pensassem em soluções viáveis para o futuro do transporte de cargas e logística no Brasil.

Para o técnico da equipe e professor de robótica do CMC Daniel Birck, a participação na competição já atraiu novos alunos interessados em robótica. “Os treinos no CMC fizeram com que outros alunos se interessassem pela robótica. Aqui eles desenvolveram a cooperação, a curiosidade e reforçaram o aprendizado em cálculo e redação, por exemplo. A meta foi de cumprir desafios com um robô autônomo que foi montado pela equipe que também trabalhou no design e na programação para cumprir os desafios da competição dentro e fora da arena”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aplicando conceitos das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os participantes construíram e programaram robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm para completar missões pré-definidas dentro da arena de competições.

Os jovens foram orientados por técnicos adultos e precisaram trabalhar em sintonia, tendo a oportunidade de desenvolver valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. A atividade está presente em mais de 80 países, com aproximadamente 300 mil crianças / adolescentes participantes, na faixa etária de 9 a 16 anos.

Fonte: 5ª DE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).