O dia 11 de março de 2023 ficou marcado na história do Colégio Militar de Curitiba (CMC) com a solenidade de entrega da Boina Garança aos novos alunos e a homenagem aos destaques do ano anterior. A cerimônia contou com a presença de autoridades militares e civis e dos familiares dos alunos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, os alunos mais bem classificados em 2022 foram homenageados com a inauguração de seus retratos na Galeria e no Quadro de Honra, localizados no Pavilhão de Comando. A Galeria de Honra recebe os alunos primeiros colocados em cada série, enquanto o Quadro de Honra contempla os alunos da 2ª à 8ª colocação de cada ano escolar. Além disso, foi inaugurado o retrato do Al Luiz Henrique, Coronel Aluno de 2022, na Galeria de Coronéis Alunos do CMC.

A entrega da Boina Garança aos 156 novos alunos oriundos do concurso de admissão e dependentes de militares das Forças Armadas e Auxiliares foi um dos pontos altos da cerimônia. Os alunos foram recebidos na Família Garança e fizeram o juramento perante o Estandarte do Colégio. A Boina Garança, instituída em 1971, representa o culto às tradições, civismo e patriotismo dos integrantes dos Colégios Militares. Ela significa o ingresso do novo aluno às fileiras do Sistema Colégio Militar do Brasil.

A solenidade foi encerrada com o desfile do Batalhão Escolar em continência ao Comandante da 5ª Divisão de Exército, Gen Div José Ricardo Vendramin Nunes. O evento também contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, Gen Bda Ricardo Santos Taranto, e outras autoridades militares e civis.

O Colégio Militar de Curitiba tem uma tradição de excelência em educação e disciplina, formando líderes comprometidos com o país. A solenidade de entrega da Boina Garança e a homenagem aos destaques do ano anterior foram momentos importantes para celebrar esses valores e reconhecer o esforço e dedicação dos alunos. Que essa tradição continue a inspirar as novas gerações de estudantes do CMC e a formar cidadãos comprometidos com o Brasil.

IMG_4307_Copy_b4e21 IMG_4336_Copy_8215f

IMG_4345_Copy_9688b IMG_4350_Copy_d4e3f

IMG_4359_Copy_dadc2 IMG_4361_Copy_12f5d

IMG_4373_Copy_5b252 IMG_4379_Copy_d3afd

IMG_4373_Copy_5b252 IMG_4381_Copy_65697

IMG_4376_Copy_0b5da IMG_4385_Copy_d6fad

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).