No período de 8 a 10 de novembro foi realizada, virtualmente, a XV Conferência Naval Interamericana Especializada em Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNIE-CNTM), da qual participaram delegações das Marinhas do Plano para a Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano e representante da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT).

O Brasil foi representado pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar) e Comandante Local de Controle Operativo (COLCO) Brasil, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, e participaram, também, Oficiais do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do Centro, Capitão de Mar e Guerra João Batista, em contribuição ao Tema Central da Conferência, Resiliência Sistêmica dos Portos, realizou uma apresentação, abordando aspectos afetos aos principais ilícitos transfronteiriços no entorno estratégico brasileiro, ressaltando a forma como essas ameaças têm sido tratadas pela Marinha do Brasil, em cooperação com as demais agências nacionais que trabalham no combate a essas ameaças em prol da Segurança Marítima.

Em seguida, o Assessor de CNTM do COLCO Brasil, Capitão de Mar e Guerra Luiz Carlos Lemos Alves apresentou o tema sobre as instruções para o intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo entre as marinhas signatárias do Plano.

Essa Conferência é o principal fórum de CNTM das Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo e tem como propósito incrementar a Consciência Situacional Marítima, pelo aperfeiçoamento da Doutrina de CNTM Interamericana, além de praticar a Fase 1 do Plano, fomentando as atualizações e ajustes necessários.

Durante a Conferência, participaram os COLCO representantes das Marinhas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos da América, Paraguai, Peru, Uruguai, Panamá, o Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), seus Assessores e o representante da RNIT.

O encontro virtual, além de reforçar os laços de amizade e cooperação entre as Marinhas participantes, criou oportunidade de intercâmbio de experiências e informações afetas à segurança Marítima.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui