Após dois dias de exercícios focados na defesa externa, encerrou no dia 28 de outubro, o treinamento Força Tarefa Capital, coordenado pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CMO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o objetivo de capacitar a tropa na defesa do País, com simulações de situações reais, seja em área militar, rural ou urbana, aproximadamente 500 militares do Comando Militar do Oeste participaram do exercício.

As atividades realizadas no período de 27 e 28 de outubro, envolveram diuturnamente a tropa em ações de posto de bloqueio e controle de estradas, posto de segurança estático, patrulha em várias regiões da capital, em especial, na Vila Militar, estrada de acesso à Embrapa, Estação de Tratamento de Água Guariroba, Energisa, TAG Distribuidora de Combustíveis e Aeródromo Santa Maria.

Acompanharam o exercício, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMO, General de Brigada Valério Luiz Lange, acompanhado do Comandante da Força Tarefa Capital, Tenente-coronel Manuel Luis Badaraco Fagundes. As atividades fazem parte do período de adestramento avançado, previsto pelo Programa de Instrução Militar do Comando de Operações Terrestres.

Fonte: CMO
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).