No dia 20 de setembro, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto recebeu comitiva formada por integrantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) – Escola Marechal Castello Branco, no contexto de Viagem de Estudos Estratégicos (VEE). A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Comando Militar da Amazônia (CMA), onde o General Furlan destacou a importância da missão de desenvolver e defender a Amazônia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2021 09 20 at 34302 PM

O Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Marco Antônio Estevão Machado participou do Painel Militar, proferindo a primeira palestra do dia aos alunos do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM), mostrando a área de atuação do CMA, suas características, dimensões e extensões, além dos desafios logísticos para o emprego da Força na Amazônia Ocidental.

O Comandante da Flotilha do Amazonas, Capitão de Mar-e-Guerra Carlos Eduardo Lopes da Cruz, evidenciou em palestra as atividades desempenhadas pelo 9º Distrito Naval, sua origem, história, área de jurisdição, sequenciamento da Flotilha e situações reais enfrentadas.

Ainda pela manhã, o Coronel Ângelo, da Força Aérea Brasileira proferiu palestra sobre a área de atuação do Comando Aéreo Amazônico e suas Unidades subordinadas, fazendo referência às missões realizadas. Falou sobre o controle aeroespacial, da proteção da Força e do apoio às ações do Estado.

Integram a VEE comitiva de 35 pessoas, entre militares e civis, mestrandos e doutorando da ECEME.

Durante a tarde, a comitiva deslocar-se-á ao 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), conforme planejamento de Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) 2021 da ECEME.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).