Google News

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) participou, no período de 11 a 13 de maio, do Exercício T-RISE I/2021, conduzido pelo Comandante in Capo della Squadra Navale (CINCNAV) da Marinha Militar Italiana (MMI). O exercício é semestralmente realizado entre os participantes da Virtual-Regional Maritime Network (V-RMTC) e da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN). Esta edição contou com a participação dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bulgária, Chipre, Croácia, Geórgia, Grécia, Itália, Malta, Montenegro, Reino Unido, Romênia, Singapura, Turquia.

O exercício contribuiu para a integração entre os operadores da Marinha do Brasil (MB) e das diversas Marinhas pertencentes a V-RMTC e T-RMN, por meio da ferramenta SMART Fenix, que é acessada pela internet, sendo o sistema de monitoramento e compilação do panorama de superfície da MMI. O cenário criado para realização do exercício permitiu a identificação de embarcações, classificação de contatos de interesse, criação de áreas, bem como a partilha de informações via texto, empregando o chat disponibilizado na própria ferramenta.

O T-RISE possibilitou implementar, empregar e impulsionar a troca de informações sobre o Tráfego Marítimo e prover a compilação do Panorama de Superfície comum a fim de incrementar a Consciência Situacional Marítima Trans-Regional, que deve ser efetivada desde os tempos de paz. Esta foi também uma oportunidade para a MB ampliar seus conhecimentos por meio da troca de experiência com outras Marinhas, aumentar o intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo, bem como estreitar os laços com Marinhas amigas e troca de informações.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui