Militares do CISMAR guarnecem o Exercício T-RISE I/2021 com emprego do SMART Fenix no CCTRAM

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) participou, no período de 11 a 13 de maio, do Exercício T-RISE I/2021, conduzido pelo Comandante in Capo della Squadra Navale (CINCNAV) da Marinha Militar Italiana (MMI). O exercício é semestralmente realizado entre os participantes da Virtual-Regional Maritime Network (V-RMTC) e da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN). Esta edição contou com a participação dos seguintes países: Argentina, Brasil, Bulgária, Chipre, Croácia, Geórgia, Grécia, Itália, Malta, Montenegro, Reino Unido, Romênia, Singapura, Turquia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício contribuiu para a integração entre os operadores da Marinha do Brasil (MB) e das diversas Marinhas pertencentes a V-RMTC e T-RMN, por meio da ferramenta SMART Fenix, que é acessada pela internet, sendo o sistema de monitoramento e compilação do panorama de superfície da MMI. O cenário criado para realização do exercício permitiu a identificação de embarcações, classificação de contatos de interesse, criação de áreas, bem como a partilha de informações via texto, empregando o chat disponibilizado na própria ferramenta.

O T-RISE possibilitou implementar, empregar e impulsionar a troca de informações sobre o Tráfego Marítimo e prover a compilação do Panorama de Superfície comum a fim de incrementar a Consciência Situacional Marítima Trans-Regional, que deve ser efetivada desde os tempos de paz. Esta foi também uma oportunidade para a MB ampliar seus conhecimentos por meio da troca de experiência com outras Marinhas, aumentar o intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo, bem como estreitar os laços com Marinhas amigas e troca de informações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).