Militares do CISMAR, no Centro de Controle do Tráfego Marítimo, durante o 7º MARISX

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) participou do 7º Maritime Information-Sharing Exercise (MARISX), que aconteceu no período de 27 a 29 de julho, por videoconferência, diretamente de Singapura. O MARISX é um exercício composto pelo emprego do Information Fusion Centre (IFC) Real-Time Information-Sharing System (IRIS) e, este ano, também contou com diversas apresentações realizadas por especialistas nas áreas de pirataria, roubo armado, terrorismo marítimo, contrabando, pesca ilegal, migração humana irregular e os impactos gerados por estas ameaças, que foram discutidas pelos participantes em salas virtuais de debates.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além do CISMAR, participaram centros de monitoramento da África do Sul, Austrália, Brunei, Camboja, Canadá, Chile, China, Estados Unidos, Filipinas, França, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Mianmar, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Reino Unido, República da Coreia, Tailândia e Vietnã, bem como membros da Trans-Regional Maritime Network (T-RMN).

O evento foi realizado pelo Centro Regional de Segurança Marítima, que é dirigido pela República da Marinha de Singapura, e possibilitou o compartilhamento das melhores práticas, incrementando o networking entre os participantes, além de estreitar os laços de cooperação entre as Marinhas amigas, facilitando a troca de informações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).