CISMAR representa a Marinha do Brasil em Cúpula de Segurança Sul-Americana

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), participou da Cúpula de Segurança Sul-Americana (The South American Security Summit – SAMSEC 21), que aconteceu em junho, por videoconferência.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A SAMSEC, Conferência organizada pela Defence IQ, uma divisão da empresa International Quality & Productivity Center (IQPC), é uma das principais cúpulas de segurança para líderes da América do Sul, e se constitui em um fórum com o propósito de congregar as principais lideranças do continente para discussão de desafios comuns, propor medidas para avanços e melhorar a cooperação multilateral no Hemisfério Ocidental.

A participação da MB no evento abordou discussões dentro de um cenário nacional e multinacional, compartilhando a experiência brasileira decorrente da reestruturação da segurança marítima no País, fruto dos ensinamentos obtidos nos grandes eventos, em especial, nos jogos olímpicos e paralímpicos, a qual resultou no fortalecimento da Consciência Situacional Marítima em prol das operações interagências nas águas jurisdicionais brasileiras.

A Conferência contou com a audiência de centenas de observadores de diversos países e a participação de 15 convidados, entre palestrantes, moderadores e painelistas, os quais discutiram diversos aspectos afetos à segurança no continente.

Para os organizadores da cúpula, a participação brasileira contribuiu para a promoção da imagem da MB junto aos parceiros sul-americanos, no contexto da segurança marítima internacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).