A sessão contou com a participação, por videoconferência, de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) realizou, hoje (24), a sua 206ª Sessão Ordinária, em Brasília (DF). Com a presença do Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, a reunião contou com a participação de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na reunião foram tomadas importantes decisões estratégicas para o País, como o apoio à inclusão perene do tema “oceano” no âmbito das atividades da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), com destaque para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), principal cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) para debate sobre questões climáticas, que será realizada entre os dias 1º e 12 de novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia.

Outro assunto relevante foi a homenagem às seguintes personalidades que prestaram contribuições à CIRM: Professor Doutor Fábio Hissa Vieira Hazin e Contra-Almirante Jair Alberto Ribas Marques, falecidos em 7 de junho e 18 de julho deste ano, respectivamente. Engenheiro de Pesca e Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Professor Fábio Hazin deixa um legado de contribuição à atividade pesqueira e abre uma lacuna no meio acadêmico nacional. Participou ativamente dos Comitês Executivos AQUIPESCA e PROILHAS. O Almirante Ribas teve destacada carreira na Marinha, contribuindo para o desenvolvimento da hidrografia e das ciências oceanográficas no País. Desde 2012, vinha exercendo o cargo de Perito junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, contribuindo para a análise dos requerimentos de extensão de plataforma continental, apresentados pelos Estados costeiros, e prestando assessoria na condução do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).