No dia 18 abril, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realizou a Formatura de Abertura dos Cursos de Operações na Selva (COS) 22/1 e 22/2, categorias “B” para oficiais e “C” para subtenentes e sargentos e, logo após, ocorreu a aula inaugural. O curso inicia com  115 militares das Forças Armadas do Brasil e da República Francesa, agora alunos, ao Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto.

278702289 529559965226478 1107655474970977569 n

O curso será realizado em 12 (doze) semanas de intensas atividades, dividas em 3 fases: fase de vida na selva, fase técnica e fase de operações na selva, ao final quem conseguir os militares que conseguirem superar todos os desafios, serão considerados especializados em operações na selva e receberão o nosso símbolo maior, que é o distintivo do Guerreiro de Selva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além do Comandante Militar da Amazônia, a formatura contou com a presença do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Omar Zendim; do General Veterano Jeannot Jansen da Silva Filho; do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan Alexandre Corrêa Silva; do General de Brigada André Lúcio Ricardo Couto; bem como representantes civis da Petrobras e da Fecomércio, além dos comandantes das organizações militares da Guarnição de Manaus e de antigos integrantes e pioneiros do Centro, conhecidos carinhosamente de “Velhas Onças”.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).