“Um olhar sobre a segurança da navegação e sua inserção no ambiente ciber-eletrônico” foi tema de simpósio no CIAW

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou, em 6 de julho, o simpósio de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e das Comunicações (C-ApA-SIC 2020/2021), cujo tema foi “um olhar sobre a segurança da navegação e sua inserção no ambiente ciber-eletrônico”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o objetivo de criar um ambiente propício para a troca de ideias no que se refere ao futuro do ambiente marítimo diante dos avanços tecnológicos, o evento, que apresentou os cinco melhores trabalhos do C-ApA-SIC, explorando assuntos como E-navigation, Blockchain em Sistemas de Monitoramento e Ataques Cibernéticos em Sistemas de Navegação, promoveu o debate acadêmico-científico e contou com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, e do Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda, entre outras autoridades.

As orientações acadêmicas, desenvolvidas ao longo de aproximadamente 700 horas, envolveram cinco Professores Doutores, pertencentes ao CIAW e às organizações e instituições apoiadoras (Centro de Análises de Sistemas Navais e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), bem como dois Oficiais Instrutores do próprio CIAW, e contaram com o apoio institucional da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Escola Naval e do Centro Integrado de Segurança Marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).