CIASC Lança Curso Especial em Defesa NBQR: Capacitação Avançada para Militares Brasileiros e de Nações Amigas

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo inicia a turma I/2024 do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, visando a formação de especialistas no setor

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 5 de fevereiro, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) marcou um importante passo na capacitação militar com a aula inaugural do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica – Turma I/2024 (C-Esp-DefNBQR – TI/2024). A aula foi ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra (FN) Anderson Ribeiro de Mattos, Comandante do Centro de Defesa NBQR da Marinha (CDefNBQR-MB), abordando o Sistema de Defesa NBQR da Marinha do Brasil.

Objetivos e Estrutura do Curso

O C-Esp-DefNBQR, conduzido pela Escola de Defesa NBQR do CIASC, tem o objetivo de capacitar oficiais e praças da Marinha do Brasil, bem como de outras Forças Armadas e Auxiliares, incluindo militares de Nações Amigas, para atuarem em funções ligadas à Defesa NBQR. O curso, que dura 13 semanas, apresenta uma carga horária intensiva, combinando teoria e prática para uma formação completa.

Realização de Três Turmas Anuais

Anualmente, o CIASC realiza três turmas do C-Esp-DefNBQR, cada uma com características e localizações distintas. A primeira turma é realizada no CIASC, a segunda ocorre nas dependências do Batalhão de Defesa NBQR-ARAMAR, e a terceira é sediada em um dos distritos navais. A turma atual inclui 39 alunos, sendo dois oficiais e 37 praças, com 38 participantes da Marinha do Brasil e dois da Força Aérea Brasileira (FAB).

Programação e Atividades Práticas

As aulas do curso são ministradas no CIASC, e estão planejadas visitas em unidades da Marinha do Brasil e em instituições civis especializadas. Estas visitas proporcionarão aos alunos uma oportunidade única de aprimoramento e formação prática em um setor estratégico de defesa.

Importância Estratégica da Capacitação NBQR

Este curso ressalta a importância da capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para as Forças Armadas do Brasil. A especialização nessa área é essencial para o fortalecimento da segurança nacional e para a preparação eficaz em cenários de ameaças NBQR.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).