Instrutores do C-ApA-CFN e do Centro de Simulação do CFN controlam o jogo de guerra

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN), ministrado pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), concluiu suas atividades com a aplicação de um jogo de guerra, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro. A atividade simulou a execução de um Assalto Anfíbio com um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, nível Unidade Anfíbia (UAnf). O objetivo do jogo foi aplicar a doutrina ensinada pelo C-ApA-CFN aos Oficiais-Alunos, que realizaram o exercício utilizando as capacidades do Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais e do Sistema Integrado de Comando e Controle da MB (SIC2MB) do Centro de Treinamento do CIASC.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

swqrasteh5d6ruh7hwygerdg
Oficiais-Alunos no Estado-Maior da Força de Desembarque exercem o comando e controle por meio do SIC2MB

O emprego do SIC2MB possibilitou o comando e controle da Operação, pois os Estados-Maiores tiveram uma consciência situacional sobre as ações executadas pelo inimigo e pelas peças de manobra dos Componentes da Força de Desembarque. Os 46 discentes do C-ApA-CFN, incluindo um Oficial da Argentina, mobiliaram os Estados-Maiores da Força de Desembarque, do Componente de Combate Aéreo, do Componente de Apoio de Serviços ao Combate e do Componente de Combate Terrestre.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).