CIASC concluiu o 7º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Adestramento em Pista de Liderança

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou, em 13 de maio, a cerimônia de encerramento do 7º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (VII EOpPazFem). O estágio teve como objetivo disseminar conhecimentos sobre as Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e encorajar o público feminino a participar desse tipo de operação.

O VII EOpPazFem teve a participação de 60 estagiárias, entre militares da Marinha e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro, além de civis acadêmicas da PUC-Rio, da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Veiga de Almeida.

Além das aulas teóricas, as alunas também participaram de instruções práticas na Pista de Liderança; de familiarização com os meios de Fuzileiros Navais utilizados em missões de paz; e de orientação e navegação terrestre, com auxílio do Simulador Virtual de Estudo Topotático do Terreno, desenvolvido pelo Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais.

Turma do 7º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

O estágio teve também a participação da Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, que ministrou aula sobre o histórico da mulher na Marinha. A Capitão de Mar e Guerra (CD) Carla Monteiro de Castro Araújo, recebedora do prêmio de “Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU 2019” (UN Military Gender Advocate 2019), e que trabalha atualmente no Quartel General da ONU em Nova York, relatou sua experiência na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA). O estágio contou ainda com a participação da Presidente da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), Dra. Eduarda Hamann, que ministrou aula sobre Coordenação Civil-Militar.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile