O Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) realizou, em dezembro, a Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) – Turma II/2021, formando 584 soldados fuzileiros navais, ao longo de 18 semanas de Curso. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blank
Soldados fuzileiros navais realizam o juramento à Bandeira Nacional

Durante o evento, que foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Marinha, o Comandante do CIAMPA, Capitão de Mar e Guerra (FN) Henrique Amaral de Britto, ressaltou a importância do apoio dos familiares durante todo o curso, a persistência e esforços da tripulação, que, alicerçada nos valores do Corpo de Fuzileiros Navais (honra, competência, determinação e profissionalismo), permitiram prover a formação aos alunos. O Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto parabenizou os, agora, soldados fuzileiros navais, destacando o propósito do CIAMPA, não só de formar soldados para o Corpo de Praças de Fuzileiros Navais, como também de consolidar os valores da Marinha.

A cerimônia contou com as presenças do Comandante da Tropa de Reforço de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Marcelo Guimarães Dias; do Comandante do Comando Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias; do Comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, Contra-Almirante (FN) Elson Luiz de Oliveira Gois; do Comandante do Centro de Instrução Sylvio de Camargo, Contra-Almirante (FN) Claudio Lopes de Araujo Leite; do Chefe do Estado-Maior da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Reinaldo Reis de Medeiros; e do Comandante do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Luis Manuel de Campos Mello.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).