Comandante-Aluna Mônica utiliza instrumento marítimo

No ano em que o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) comemora seus 50 anos, foi realizada, no período de 7 a 13 de julho, a comissão “Mercantex 2021”, entre Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), a bordo do Navio Doca Multipropósito “Bahia”. Estiveram presentes 196 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), do 1º ano e do 3º ano escolar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na chegada a bordo, os alunos da EFOMM conheceram as capacidades do Navio e receberam instruções sobre segurança. A rotina em viagem contou com diversas atividades relacionadas com a futura carreira, das quais destacam-se o guarnecimento de postos de abandono, a navegação astronômica e em águas restritas, além de simulação de evacuação aeromédica realizada por aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Alunos da EFOMM homenageiam os 50 anos do
CIAGA em meio à “Mercantex 2021”

Esta foi uma oportunidade dos alunos do 1º ano da EFOMM conhecerem a rotina no mar e as atividades de máquinas e náutica, informações imprescindíveis para decidirem, ao fim deste ano, em qual área serão habilitados nos seus próximos dois anos na EFOMM. Os alunos do 3° ano praticaram os conhecimentos adquiridos no curso em sala de aula, laboratórios e simuladores.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).