Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha profere a aula inaugural

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) realizou, no dia 9 de fevereiro, a Aula Inaugural no curso da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Nas palavras de abertura, o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, enalteceu a força da Marinha Mercante brasileira no âmbito de todas as atividades econômicas do País.

O preletor foi o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, e teve como tema “Contribuições da Marinha Mercante nos 200 Anos do Brasil Independente”, que apresentou a evolução histórica da Marinha Mercante brasileira, desde a abertura dos portos a nações amigas, em 1808, até os dias de hoje, e os fatos e personalidades marcantes dessa trajetória.

foto 2 46
Autoridades, professores e alunos durante palestra
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).