Cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino (CIAARA) realizou, em 8 de janeiro, a cerimônia de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais (CAHO). O curso tem o propósito de qualificar Oficiais para planejar, dirigir e executar as atividades técnicas de responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação, em áreas como Hidrografia, Oceanografia, Geologia e Geofísica Marinha, Meteorologia, Navegação, Sinalização Náutica, Análise de Dados e Teoria dos Erros.

Durante a cerimônia presidida pelo Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, foram entregues prêmios aos Oficiais-Alunos que mais se destacaram durante o ano letivo de 2020. Dentre eles, o Primeiro-Tenente Gustavo Ramos Catarino que recebeu, por notoriedade na área de Hidrografia, que abrange as disciplinas de Geodésia, Topografia, Projeções Cartográficas, Construção da Carta Náutica, Hidrografia e Levantamento Hidroceanográfico de Fim de Curso, o prêmio “Vital de Oliveira”; o mesmo militar ainda foi agraciado com os prêmios “Almirante Paulo Moreira”, por distinção na área de Geofísica, que engloba as disciplinas de Oceanografia, Meteorologia, Geologia e Geofísica Marinha, Marés e Sensoriamento Remoto; e “Evolução e Aplicação” e Medalha-Prêmio “Comandante Vital de Oliveira”, concedidos ao Oficial-Aluno que concluiu o CAHO em 1º lugar. Outro Oficial condecorado foi o Primeiro-Tenente Alessandro Lamonica Castro, que recebeu o prêmio “Almirante Moraes Rego”, por ter obtido a maior média nas disciplinas de Auxílios à Navegação e Navegação.

Fonte: Marinha do Brasil

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).