Vice-Almirante Ralph Dias e Capitão de Fragata Bruno, durante entrega da premiação

O Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) conquistou o prêmio “Almirante Maximiano”. A entrega foi realizada pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, ao Diretor do CHN-9, Capitão de Fragata Bruno Leonardo Rodrigues Alves, durante cerimônia ocorrida no dia 10 de janeiro, no Cais da Estação Naval do Rio Negro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O prêmio é concedido anualmente pela Diretoria-Geral de Navegação como forma de reconhecimento e distinção ao Distrito Naval que mais se destacou utilizando os meios subordinados nas atividades de hidrografia. Criada em 23 de novembro de 2020, a premiação é uma homenagem ao Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Ministro da Marinha de 1979 a 1984 e autor de importantes publicações na área da hidrografia.

O CHN-9 é responsável pelo planejamento e execução dos levantamentos hidrográficos, atualização cartográfica e manutenção eficaz dos auxílios à navegação da Amazônia Ocidental. Para tais atividades, a Organização Militar dispõe atualmente do Navio Hidroceanográfico Fluvial “Rio Branco”, do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Negro” e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Solimões”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).