National Committee on American Foreign Policy (NCAFP)

Na terça-feira (6), China e Rússia executaram uma patrulha aérea conjunta sobre o Mar do Japão e o Mar da China Oriental. Esta operação, sendo a sexta desde 2019, causou alarme na Coreia do Sul, que reagiu ao enviar caças.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coreia do Sul Mobiliza Caças

O Ministério da Defesa chinês declarou que a patrulha é parte do plano anual de cooperação entre as duas forças armadas. Em resposta à presença de quatro aeronaves militares russas e quatro chinesas em sua zona de defesa aérea ao sul e leste da península coreana, a Coreia do Sul mobilizou caças.

Zonas de Defesa Aérea

Em sua última patrulha aérea conjunta com a Rússia em novembro, a Coreia do Sul também enviou caças depois que bombardeiros chineses H-6K e russos TU-95 e caças SU-35 entraram em sua Zona de Identificação de Defesa Aérea (KADIZ). O Japão também mobilizou jatos quando bombardeiros chineses e dois drones russos voaram para o Mar do Japão. Zonas de defesa aérea são áreas onde os países requerem que aeronaves estrangeiras se identifiquem de maneira especial.

Expansão dos Laços Bilaterais

Essas patrulhas aéreas conjuntas, que tiveram início antes de a Rússia enviar suas tropas para a Ucrânia e Pequim e Moscou declararem sua parceria “sem limites”, são resultado de uma longa expansão dos laços bilaterais impulsionados parcialmente por uma sensação mútua de ameaça dos Estados Unidos e outras alianças militares.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).