No período de 02 a 03 de outubro, o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM) organizou o IX Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa (IX EGED), no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML), localizado em Niterói-RJ. A abertura do evento foi realizada pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, que ressaltou a importância deste evento na contribuição para interoperabilidade nas atividades de Guerra Eletrônica (GE) nas Forças Armadas e compartilhamento de soluções para problemas comuns entre as três Forças.

0510201844
Participantes do EGED, com o Vice-Almirante Alípio Jorge (ao centro da primeira fileira) acompanhado de diversas autoridades
Promovido, anualmente, em sistema de rodízio pelos Centros de Guerra Eletrônica de cada Força e coordenado pelo Ministério de Defesa, o encontro desse ano apresentou palestras e painéis com temas de relevância, como as possibilidades e limitações para emprego da Guerra Eletrônica nas Operações Conjuntas e o emprego conjugado da Guerra Eletrônica com a Guerra Cibernética.
Após a conclusão da fase de apresentações, foi iniciada a fase de deliberações pelos representantes mais antigos das Forças, com o intuito de implementar ações que permitirão fortalecer a mentalidade de Guerra Eletrônica e o intercâmbio de conhecimento entre as Forças. Esse intercâmbio permitirá melhor consciência situacional dos equipamentos e sistemas utilizados pelas Forças, o que irá contribuir para o incremento das operações conjuntas o âmbito da GE.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).