No dia 11 de outubro, diversos municípios da Província de Lucca realizaram cerimônias em homenagem aos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atendendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No município de Massarosa, com a presença do Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco, do Prefeito Alberto Coluccini e de autoridades civis e militares, foram realizadas cerimônias em alusão à FEB. Na Praça FEB, localizada ao lado da sede da prefeitura, foi inaugurada uma placa para recordar o aniversário de 75 anos da liberação da cidade pela tropa febiana. Na localidade de Quiesa, primeiro Posto de Comando do Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB, foi destacada a capacidade de comando e controle daquele posto durante a campanha no vale do Rio Serchio.

No município de Camaiore, o Adido e o Vice-Prefeito Pierucci Marcello realizaram homenagens à FEB no Parque FEB, cujo monumento recorda a primeira conquista dos “pracinhas” na Itália. As cerimônias foram sempre marcadas por muita emoção para todos os brasileiros, constatando que a chama da liberdade e da democracia acesa pela bravura dos soldados da FEB nunca será apagada dos corações e das mentes do povo italiano.

Fonte: AdiEx Itália

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).