Foi encerrado, no dia 27 de abril, o 9º Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (Senab). A solenidade oficial de encerramento foi realizada em Neviano di Rossi, com a participação do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda, e do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antônio Sibinel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O local do encerramento foi o mesmo de onde partiu o vigário de Neviano di Rossi, em 1945, com o papel de emissário do ultimato brasileiro à rendição de toda uma divisão alemã, que havia sido cercada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A delegação brasileira, composta por militares e civis participantes do seminário, ainda seguiu para Fornovo di Taro. No local, os filhos de ex-combatentes da FEB participaram de uma cerimônia organizada pela prefeitura local como homenagem aos pracinhas e ao Exército Brasileiro.

O Nono Senab marcou as comemorações dos 77 anos da campanha brasileira na Itália. Foram visitados os locais por onde a FEB passou, destacando as principais vitórias que contribuíram com a libertação da Itália, até então dominada pelo nazismo.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).