Na sexta-feira, dia 24 de maio de 2023, o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais recepcionou comitivas de veteranos das Seções Regionais da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais na histórica Fortaleza de São José (FSJ). A programação do evento incluiu uma cerimônia militar tradicional e uma série de homenagens aos veteranos.

Cerimônia Militar

blank

A cerimônia começou com a belíssima e tradicional cerimônia militar, onde o Almirante de Esquadra Carlos Chagas dirigiu palavras em homenagem aos veteranos fuzileiros navais. Durante o evento, houve o cerimonial à bandeira nacional e a entrega do prêmio ao veterano Edgard, o mais idoso presente na ocasião.

Desfile e Comitiva

O evento foi encerrado com um tradicional desfile, que contou com a participação de integrantes da Sede Nacional e das comitivas de várias cidades, incluindo Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Ladário, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.

Apresentações Especiais

Todos os presentes foram contemplados com apresentações especiais das Bandas Marcial e Sinfônica do CFN, que tocaram em homenagem aos veteranos.

Significado e Importância

A cerimônia na Fortaleza de São José destaca a importância de honrar aqueles que serviram ao Corpo de Fuzileiros Navais, reforçando a valorização dos valores militares e a tradição que estes veteranos representam. Eventos como este são fundamentais para manter viva a história e a memória dos serviços prestados pelos fuzileiros navais ao Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).