No dia 25 de novembro, o município italiano de Tarquinia realizou uma cerimônia em homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atendendo a todas as medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Naquela oportunidade, o Coronel André Luiz dos Santos Franco, Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, acompanhado por membros da Associação Arma Aeronáutica de Tarquinia, inaugurou uma placa em que o Exército Brasileiro homenageia os 75 anos da FEB na Campanha da Itália.

O AdiEx e o pesquisador Mauro Belli depositaram flores no monumento dedicado aos militares brasileiros: Sargento João Lopes de Assunção e Soldado Antônio Aparecido. Os nossos pracinhas foram vítimas de acidentes, durante um adestramento que a FEB realizava em Tarquinia, na primeira quinzena de agosto de 1944.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A dedicação que a comunidade italiana vem demonstrando em manter viva a memória da presença da FEB no país é motivo de grande satisfação para todos os militares brasileiros. Com ações simples e revestidas de muita emoção, a Itália e o Brasil nunca esquecerão os pracinhas da FEB, que lutaram em terras distantes do seu lar pelos ideais de justiça e de liberdade.

article 4 8 article 5 7 article 6 6 article 7 6

Fonte: AdiEx Itália
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).