No dia 13 de outubro, na cidade de Resende (RJ), o Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil – “Escola de Pára-quedistas 1945” realizou o encerramento das atividades do 21/3 – Estágio de mestre de salto livre. Concluíram o estágio seis oficias e cinco sargentos do Exército Brasileiro, um oficial da República do Paraguai e um sargento da Guiana. Durante o estágio o mestre de salto livre executa os procedimentos para o cumprimento das atividades que envolvem o salto livre e o salto livre operacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os alunos realizam reconhecimento de área de pouso, condução da equipe de terra, preparação, organização, equipagem e reorganização da atividade de salto livre, planejam e executam missões de lançamento livre, empregando técnicas operacionais que envolvem a infiltração por velame aberto, como as técnicas de inspeção de pessoal, técnicas em queda livre (QL), de controle do paraquedas (Pqd) e pouso em áreas restritas.

Fonte: CI Pqdt GPB
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).