Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, membros do Almirantado e Diretores das OMOT

Foi realizada, no dia 11 de novembro de 2022, no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, a cerimônia de ativação do Instituto Naval de Pós-Graduação (INPG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, na qual foi empossado como Diretor do Instituto Naval de Pós-Graduação o Contra-Almirante Marcio de Vasconcellos Rocha.

O evento contou ainda com a presença do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, membros do Almirantado e Diretores das Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT).

cerimonia de ativacao do inpg
Cerimônia de ativação do INPG

O Instituto Naval de Pós-Graduação, subordinado diretamente ao Estado-Maior da Armada, conectará interesses estratégicos da Marinha do Brasil com os conhecimentos existentes no universo da pós-graduação e também funcionará como um gerenciador das necessidades de conhecimento da MB com as oportunidades disponíveis em Instituições de Ensino Superior (IES). Esse contato com as IES possibilitará ao INPG atuar como indutor das OMOT na proposição de cursos de pós-graduação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).