Na tarde do dia 26 de maio, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) realizou a solenidade comemorativa aos 100 anos do emprego de blindados no Exército Brasileiro, reverenciando o idealizador das tropas blindadas no Brasil, o Marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque. As comemorações estão sendo coordenadas pelo Comando Militar do Sul e realizadas na guarnição de Santa Maria, que concentra a maior parte dos meios blindados da Força Terrestre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a leitura do texto alusivo, foram destacados o pioneirismo e a contribuição do Marechal José Pessôa para inserir na Força Terrestre o emprego do blindado como instrumento de batalha. Em suas palavras, o Comandante da 3ª DE, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento, destacou os valores profissionais do então Capitão José Pessôa, que conduziu os trabalhos à frente da Companhia de Carros de Assalto em 1921.

Como forma de homenagear o Marechal José Pessôa, o Sargento Ozório construiu uma silhueta do carro de combate Renault FT-17 (primeiro blindado adotado pelo Exército Brasileiro), feita em aço vazado, e o escultor Munaretto esculpiu o busto do Marechal José Pessôa, sendo as duas obras de arte inauguradas durante o evento.

Por ocasião da inauguração das obras de arte, o General Hertz convidou o oficial e o praça mais antigos da Arma de Cavalaria servindo no comando da 3ª DE para procederem ao descerramento da placa comemorativa.

O comandante da 3ª DE ressaltou ainda a importante evolução pela qual os blindados vêm passando, além da atualização dos meios, das inovações tecnológicas e dos núcleos de aprimoramentos doutrinário e técnico existentes em Santa Maria, referindo-se ao Centro de Instrução de Blindados e ao Centro de Adestramento-Sul.

Na formatura ocorrida no quartel-general da Divisão, também estiveram presentes o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior, e o Subcomandante do Centro de Instrução de Blindados, Tenente-Coronel Alisson Rodrigues de Oliveira.

Saiba mais sobre os cem anos dos blindados no Brasil clicando aqui.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).