Ex-Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Karam acompanhado do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge, durante aposição floral
No dia 7 de outubro, foi realizada, na Base Naval do Rio de Janeiro, a cerimônia alusiva ao 79º Aniversário da Criação da Força Naval do Nordeste (FNNE). Criada em 5 de outubro de 1942, a FNNE consolidou a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, e contou com a presença do ex-Combatente e ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Alfredo Karam, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (RM1) Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do Presidente do Clube Naval, Almirante de Esquadra (Refº) Luiz Fernando Palmer.
cewfgrtjneythtgcwrfgg
Coroas de flores em homenagem aos ex-combatentes
da Força Naval do Nordeste
Representando o Clube Naval, foi proferida uma alocução, sobre a FNNE, pelo Contra-Almirante (RM1) Guilherme Mattos de Abreu. Em seguida, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, pelo Comandante de Operações Navais, e uma oração em memória aos ex-combatentes da FNNE falecidos, pelo Capelão do Comando em Chefe da Esquadra.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).