Descerramento de placa

Foi realizada, no dia 15 de julho, no cais do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), cerimônia de alteração de denominação do Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque para Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso (GrEOpRibMT). O evento marcou, também, a transferência da Lancha de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Cuiabá” e a assunção do cargo de Comandante do GrEOpRibMT.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A redenominação é fruto do entendimento da vocação da organização militar para as Operações Ribeirinhas e da importância dessa atividade no Pantanal, onde se encontra a maior planície alagada do mundo, com mais de 140 mil km²”, destacou o Comandante do 6º Distrito Naval na leitura da Ordem do Dia.

Durante a cerimônia, o Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro efetuou a entrega da LOpRib “Cuiabá” ao Comandante do GrEOpRibMT. A embarcação foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, seguindo projeto da Base Fluvial de Ladário.

As LOpRib foram projetadas para atuar de acordo com as necessidades da região do Pantanal, tendo o seu emprego voltado às Operações Ribeirinhas, apoio à patrulha naval, patrulhamento e operações da Garantia da Lei e da Ordem.

Ao final do evento, os presentes presenciaram uma demonstração operativa da LOpRib no Rio Paraguai.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).